Barbatanices

quinta-feira, outubro 01, 2009

Curso mergulho e apneia

Vimos aqui informar que vamos iniciar um curso de mergulho para principiantes e um curso de apneia.
Na terça-feira, dia 6 de Outubro, às 21h, no Barbatana, temos uma apresentação destes cursos onde diremos horários e datas das aulas e tiraremos quaisquer dúvidas relacionadas com estas actividades.
Avisem os vossos amigos que possam estar interessados e apareçam (sem compromissos).
Para mais informações contactem-nos via e-mail (barbatanasub@netcabo.pt) ou via telefone (916129422).

Saudações mergulhísticas

terça-feira, setembro 29, 2009

Berlengas Set. 2009 - Como correu

Posso-vos dizer uma coisa. Já não faziamos uma saída há já algum tempo mas, valeu apena esperar. O que é que vos posso dizer? A temperatura da água estava a 18ºC no fundo e, à superfície, uns fantásticos 20ºC. O mar quase que parecia um lago e a visibilidade era superior a 15 metros. Isto só para vos falar das condições do mar. O tempo cá fora também esteve muito bom - Sol e sem estar demasiado calor.
Só para verem como estava a visibilidade:
Agora, vem a melhor parte. Primavera, Vapor do Trigo, Cova do sono, Tromba do elefante... Podem tentar adivinhar quais os mergulhos que fizemos mas, penso que não terão muita sorte. Desta vez, quisemos ser mais diversificados e, em 3 mergulhos, fizemos um em cada grupo rochoso. Sábado de manhã, Rinchão nas Berlengas, sábado à tarde, Pedra da Mula nas Estelas e domingo de manhã, Rabo-de-Asno nos Farilhões.Posso dizer que já não fazia mergulhos com tanto peixe em Portugal há já algum tempo. Muitos (mas mesmo muitos) sargos, fanecas, robalos, tainhas, sardinhas, peixes-porco, bogas, carapaus e até lírios. Como vimos peixes-lua a saltar à superfície, estavamos com esperança de os ver de baixo de água mas, aqui, não tivemos sorte. Também vimos polvos e várias paredes com muitas gorgónias que dão sempre outro ar às grandes rochas que ali há. Nos Farilhões, também deu para ver algumas medusas que dão sempre fotos muito giras.Posso garantir-vos que não me importava nada de lá voltar já neste fim de semana.
Até aos próximos mergulhos.

Saudações mergulhísticas

quinta-feira, setembro 03, 2009

Berlengas Setembro 2009

Já há muito que não anunciavamos uma saída de fim de semana do Barbatana mas, aqui está ela.
Nos próximos dias 26 e 27 de Setembro, vamos até lá baixo a Peniche para fazer uns mergulhos nas Berlengas (Farilhões ou Estelas). O programa será o habitual. Chegada na 6ª feira à noite, 2 mergulhos, com lanche no meio, no sábado e um mergulho no domingo. Desta vez, vamos ficar no Hotel Praia Norte e vamos mergulhar com o Haliotis.
O programa já está disponível no site do BB (www.barbatana.com) e as inscrições abertas. Podem reservar o vosso lugar via email (barbatanasub@netcabo.pt) ou via telefone (916129422). Esperamos pelas vossas inscrições.

Saudações mergulhísticas

quinta-feira, agosto 27, 2009

As Medas em 2009

Pois é, as Ilhas Medas. Nós, o BB, fomos lá outra vez. É a nossa romaria de Verão, todos os anos. E, como em todas as romarias, quantos mais melhor. Desta vez demos conta de um barco inteiro, só de mergulhadores. E de acompanhantes, demos conta da praia inteira - a pequenina, perto do Porto, que para a outra ainda não somos tantos.

Mergulhos? Claro, foi para isso que nós lá fomos!

Tempo bom, mar O.K., água mais fria que o costume, boa visibilidade e a vida do costume. Foram Meros, Sargos, Moreias, Congros, Rascassos, Polvos, Bodiões, Lagostas, Barracudas, Raias Águia, Peixe Lua, Nudibranquios... (Está a tornar-se chato descrever a bicharada que vimos!).

Houve de tudo. As grutas do costume, sempre à nossa espera, e sempre com o mesmo encanto. Meros que ficam à espera do “cafuné” na barriguinha. Sargos aos cardumes, os de raça “veado” óptimos para levar para o jantar. Barracudas em cardume, grandes, aos montes, mesmo muitas. Aquele mergulho com o motor no fundo, em que só não viram polvos (muitos) os que são ceguinhos. Enfim, bons mergulhos, muita vida, fundos bonitos, que mais se pode querer? E até houve “Dive Deck Assistant Manager”, com bolachas para todos e grande festa no final.

E o resto? Sempre bom, como de costume. A comidinha no hotel, sempre 5 estrelas. A simpatia do pessoal, cada vez melhor. Os nocturnos? Bem, como de costume, muito bons, mas sempre violentos. Não havia água fria, pelo contrário. Uns quantos problemas de narcose (ai esses mergulhos fundos de mais...), nada que não se resolva.

Como sempre, grandes férias, com boa companhia. Para o ano há mais, e lá estaremos. A todos os amigos que foram às Medas, obrigado pela companhia, bons mergulhos e para o ano: Medas!!!

segunda-feira, agosto 03, 2009

Estamos vivos!

Apesar de não haver notícias nossas há muito tempo, não significa que estejamos parados. Há 2 semanas fomos até ao Grove terminar mais um curso P1 - a água estava fria (para quem não usa fato-seco) e não havia muita vida - neste momento temos um grupo (cerca de 20 mergulhadores) nas Medas e este domingo fomos até ao Submarino.

É verdade que já não temos o nosso barco (pé de chumbo) a funcionar mas, combinamos com um outro centro de mergulho de Leça para fazermos saídas aqui no Porto. Há um incoveniente, a inflação que houve em termos de preço de mergulho. Agora, para mergulhar aqui na zona do Porto, temos de pagar 25 euros por mergulho.

Quanto ao submarino, está com muito menos redes, o que pode ser bom mas, também está com menos vida (foi o que me pareceu). Mesmo assim, deu para ver um polvo de tamanho bastante razoável, um lavagante pequenino, vários congros (um deles bastante grande), várias navalheiras e muitas fanecas.
Esperemos que o mar esteja bom durante os próximos fins-de-semana para podermos mergulhar mais vezes aqui ao pé de casa.

Se quiserem saber se há mergulho, o nosso contacto mantém-se - 916129422



Saudações mergulhísticas

quinta-feira, março 19, 2009

Estado da arte em Suporte Básico de Vida

Título: Estado da arte em Suporte Básico de Vida

Conteúdo: É consensual de que o direito a ser reanimado conquista-se pelo dever de saber reanimar. Ciente deste princípio a ciência médica procura melhorar a sua prática de forma a obter a excelência. Neste contexto inserem-se as práticas na reanimação em que se destaca o Suporte Básico de Vida, vulgo SBV.

O SBV consiste num conjunto de procedimentos e atitudes que têm por objectivo reconhecer as situações em que há perigo de vida iminente, pedir ajuda quando justificado e iniciar de imediato as intervenções que permitem manter a circulação e oxigenação dos órgãos nobres até à chegada da ajuda especializada.

O algoritmo de SBV inclui gestos, técnicas e uma sequência na sua execução que estão em permanente mudança baseados na experiência de milhares de reanimações realizadas no mundo inteiro.

Sabendo da evolução permanente do estado da arte de todas as práticas em reanimação a Comissão Médica da FPAS irá realizar um up-to-date em SBV interactivo, segundo as recomendações do European Ressuscitation Council – Stavenger 2005, incluindo uma fundamentação científica desta evolução.

Destinatários: guias, instrutores e monitores de mergulho.

Data: 18 de Abril de 2009.

Horário: 9–13h.

Módulo facultativo: 15–16h, para os interessados em desenvolver conhecimentos teóricos sobre a Desfibrilação Externa Automática.

Local: Unidade de Medicina Hiperbárica do Hospital Pedro Hispano – Matosinhos.

Inscrições: via email para secretaria@fpas.pt com comprovativo de filiação ou de transferência bancária no caso dos não-filiados.

Custo inscrição: gratuito para filiados FPAS e 15€ para os não-filiados (NIB 003521740001218883096).

Data limite de inscrição: 13 de Abril.


Saudações mergulhísticas

segunda-feira, março 02, 2009

NOVO SERVIÇO FPAS

A FPAS, através da sua Comissão Médica disponibiliza aos seus filiados uma consulta especializada de Medicina Subaquática num âmbito de rotina cujo acesso é efectuado por correio electrónico.

Esta consulta tem como objectivo esclarecer dúvidas relativas a doenças, medicação, intercorrências na saúde de quem pretenda continuar a mergulhar, realizar um curso de mergulho ou viajar para mergulhar. Pretende responder a questões do tipo: “sou diabético não insulino dependente e estou medicado com Daonil, será que posso realizar um curso de mergulho?”, ou “fui operado a uma hérnia lombar será que posso voltar a mergulhar e quando?”.

A consulta não é uma linha de emergência mas sim um serviço de consulta de rotina. Todas as questões colocadas no âmbito do objectivo desta consulta serão respondidas num prazo variável em função da complexidade das mesmas e da disponibilidade da Comissão Médica embora se estime um prazo máximo de 5 dias úteis.

Os emails deverão ser enviados para consultoriomedico@fpas.pt e obrigatoriamente deverão possuir o nome e o número de filiado FPAS.

Para o mesmo email agradecemos o envio de sugestões para melhorar o funcionamento deste serviço.


Direcção FPAS

Grove Março 2009

Finalmente, reaparecemos.
Com o tempo e o mar como têm estado, não deu para fazermos nenhuma actividade neste Inverno. Assim sendo, vamos começar com as nossas saídas de fim de semana, nos próximos dias 21 e 22 de Março, até ao Grove. Em princípio, teremos sempre as condições mínimas para mergulhar.
As inscrições para esta saída são feitas via email (barbatanasub@netcabo.pt) ou via telefone (916129422). Aguardamos a vossa participação.

Saudações mergulhísticas

quinta-feira, novembro 20, 2008

Curso P1 Grove

Mais um curso P1 mais uma ida ao Grove. Foi o local dos nossos últimos mergulhos neste fim-de-semana passado.
Apesar do frio que se fazia sentir, os dias estiveram bastante agradáveis pois o sol fez-nos companhia durante o fim de semana todo.
A água, como era de esperar, estava "fresquinha", a rondar os 12º mas, em compensação, a visibilidade era bem capaz de estar superior a 10 metros.
O nosso primeiro mergulho, como habitual, foi no Farol. A maré estava muito baixa, portanto, não passamos dos 8 metros, o que até foi bom, pois o programado era nem vir a terra para o 2º mergulho. Trocou-se de garrafa ainda mesmo no barco e fomos até ao Chão de Deus. Os 2 mergulhos foram o normal para o Grove. Chocos, fanecas, sargos, navalheiras e bodiões fazem-nos sempre companhia.
Desta feita, fizemos também um mergulho nocturno. Fomos até ao Cavalinho do Sul e, desta vez, o frio fez-se sentir com mais vontade. O mergulho em si, não foi nada de excepcional mas, vale sempre a pena ir para baixo de água.
Domingo de manhã, fomos até à Con da Laxe para o nosso último mergulho. Podemos dizer que foi mais um mergulho no Grove com boa visibilidade.
De salientar o número de pessoas que fizeram esta saída (29 mergulhadores no sábado e 11 acompanhantes) sem que houvesse confusões quer no barco quer no hotel. Mais uma boa organização do Hotel Bahia e Barbatana.

Saudações mergulhísticas

domingo, outubro 19, 2008

E as Medas nunca mais foram as mesmas...

Este verão, cumprindo uma tradição já de longa data, o BB teve uma expedição aventureira às famosas Ilhas Medas.

Os mergulhos, como era esperado, foram 5 estrelas. Então os nocturnos... Muita vida, muita vida!

Os Meros são muito amistosos...



Realizaram-se mergulhos profundos. Teve que se recorrer ao Tetra-Mix...



Como seria de esperar o buddismo esteve sempre presente...



E houve trabalho duro em prol da comunidade, como foi o caso do patrulhamento das apinhadas ruas de Estartit...



Para o ano há mais!

BB Rules!

sexta-feira, outubro 10, 2008

Grove

Bem sei que temos andado desaparecidos mas, o tempo e as prioridades têm sido outras...
Já passaram quase 2 semanas que lá fomos mas, como só agora temos algumas fotos disponíveis, é que escrevo a contar-vos da nossa última ida ao Grove.
Desta vez, os mergulhos foram um pouco diferentes. Começando logo pelo de Sábado de manhã. Fomos até ao barco John Smith (coisa rara). A visibilidade estava perto dos 7/8 metros no início do mergulho. Com o passar do tempo, a visibilidade começou a piorar na zona onde o ferro ficou (ponte). É mais um mergulho num naufrágio donde se salienta a vista de 2 peixes-galo e um polvo.Findo o mergulho, fomos a terra trocar de garrafas e regressamos à água. Desta vez, fomos até à baixa dos Losquinhos (bateira). Quando lá chegamos, ainda do barco deu para ver que a visibilidade estava boa. Assim que caímos na água, confirmamos que aos 2/3 metros de profundidade já viamos o fundo aos 16 metros. Aqui, vimos muito peixe, entre eles robalos, sargos, douradas e fanecas entre outros.Domingo de manhã, fomos até a Con de Laxe. A visibilidade rondava os 4/5 metros mas, mais uma vez vimos muita vida. Novamente um peixe-galo, chocos, nudibranquio, sargos, fanecas e bodiões.Já estou com vontade de ir para a água outra vez. Isto do mar não andar em condições é muito mau.

Saudações mergulhísticas

terça-feira, julho 08, 2008

Fonte da Telha - Como foi

Mais uma saída de mergulho, no ultimo fim de semana, que contou com excelentes condições climatéricas e “afins”.

Convém explicar, que as excelentes condições “afins”, não são mais nem menos do que: o grupo fantástico, o bonito local (inclui a praia e o bar de apoio), a simpatia do staff do centro de mergulho, os cómodos passeios de tractor e os excelentes dive spots.

Depois de uma longa viagem de 330km no final de uma longa semana de trabalho, o grupo fez um primeiro e demorado “reconhecimento” ao centro de mergulho / bar de apoio, de modo a retemperar forças (anímicas) para os mergulhos do dia seguinte.

O dia de Sábado começou cheio de Sol e com ele um trânsito interminável até ao centro de mergulho, com a consequente dificuldade para estacionar. Mas, depois de ultrapassar estas primeiras dificuldades, foi equipar, preparar, entrar para o tractor e empurrar o barco ondas a dentro. A viagem até ao local de mergulho foi calma e a descida proporcionou uma pequena decepção: a água estava com muita suspensão. Contudo, o local era muito bonito e cheio de vida, que nos fez esquecer rapidamente a visibilidade a rondar os 5 metros. O local de mergulho era uma grande pedra, com grandes congros, polvos, lagostas e inúmeros e grandes cardumes de várias espécies. Devido à profundidade (na cota do submarino) o mergulho acabou por ser curto para todos, mesmo para os que fizeram mergulho descompressivo.

O mergulho da tarde, depois de um snack em grupo no bar de apoio, foi noutra pedra, esta caracterizada pelos muitos congros (recuso-me a dizer safios ou ainda pensam que não sou um homem do Norte), igualmente bonito e ainda mais fundo. Aqui valeu-nos o “nosso” amigo Nitrox.

Depois de um um farto jantar, com bolo de aniversário à mistura, houve que recarregar novamente baterias no bar. A noite ainda incluiu, para alguns, um mergulho nocturno na piscina da residencial…

O mergulho de Domingo foi outra vez no local da manhã do dia anterior, mas com mais alguma visibilidade e corrente. A mesma quantidade de vida, pelo menos é o que alguns dizem. Eu nem reconheci o sitio, fruto do cansaço.

Venham mais fins de semana com a qualidade deste, que este já foi.

Beijos e abraços para os companheiros de jornada… e para os outros também.

quarta-feira, junho 25, 2008

Mergulhador Socorrista + P2

Durante o mês de Julho, vamos fazer um curso de mergulhador socorrista e um de P2. O 1º é no dia 8 de Julho, às 21h, no Barbatana. Aí, diremos as datas das aulas do P2.
Os interessados devem-se inscrever via mail (barbatanasub@netcabo.pt) ou via telefone (916129422).

Saudações mergulhísticas

Fonte da Telha

Finalmente, parece que temos condições para um fim de semana de mergulho.
Nos dias 28 e 29 de Junho vamos mergulhar a Fonte da Telha. Após tanto tempo sem mergulhos esperemos que o mar e o tempo estejam do nosso lado.
Depois, diremos notícias.

Saudações mergulhísticas

Curso de mergulho P1 Julho

Vamos iniciar mais um curso de mergulho. No dia 26 de Junho temos a apresentação do curso onde diremos datas e horários das aulas e tiraremos todas as dúvidas relacionadas com esta actividade. As aulas práticas vão-se realizar no primeiro e terceiro fim de semana de Julho.

Em caso de dúvida, liguem para o 916129422

Saudações mergulhísticas


 
Website Counter
Counters